termômetros podem ultrapassar 40°C no RS

O calor se intensifica em diversas regiões do Rio Grande do Sul e termômetros podem marcá-lo temperaturas acima de 40ºC entre sexta e domingo. Os primeiros 40ºC registrados neste ano foram na quinta-feira em Quaraí.

A Metsul Meteorologia explica que as temperaturas aumentam à medida que o centro da massa de ar mais quente, atuando sobre o norte e nordeste da Argentina, avança em direção ao sul do Brasil.

Este fim de semana terá os dias mais quentes causados ​​por essa massa de calor. De acordo com as previsões da MetSul Meteorologia a temperatura será cerca de 40ºC no domingo na capital e deve ultrapassar os 40ºC no final de semana nos vales e na Grande Porto Alegre. MetSul também sente isso O calor não se limitará aos horários diurnos e as noites no estado também apresentarão altas temperaturas nos próximos dias.
O meteorologista Estael Sias destaca que de segunda a terça haverá um resfriamento, mas o calor continuará. Ele também acredita que esta cúpula de calor tem o mesmo conceito do fenômeno que atingiu a Europa. E que o cerne da cimeira dizia respeito à Argentina, enquanto o Chile e o Brasil tinham influência “de fora”.

“Uma massa de ar muito seca forma uma verdadeira tampa, um bloco atmosférico. O ar muito seco aquece a superfície e uma superfície muito quente aquece o ar. Então esse é um fenômeno que se alimenta e, portanto, gera esse calor extremo, com incêndios, com incêndios, com impactos diversos nessas áreas onde atua”, explicou.

Até o momento, embora faça muito calor em quase todo o Rio Grande do Sul, as maiores máximas e extremos estão concentrados no oeste do estado com uma longa sequência de dias escaldantes desde o início do mês.

Segundo estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas máximas desta quinta foram de 40,1ºC em Quaraí; 37,7ºC em Uruguaiana; 37,6ºC em Santiago; 37,4ºC em São Borja; 37,3ºC em Alegrete; e 37,1ºC em Campo Bom.
Neste mês de fevereiro, segundo Metsul, praticamente todo o primeiro semestre do ano terá tardes mais quentes que a média histórica. Metsul ainda lembra que há dez anos, neste mesmo período, o RS enfrentou um período de calor mais intenso que o atual.

Até o momento, a máxima média ficou 2,7ºC acima da climatologia na primeira semana do mês. A temperatura máxima média na primeira semana de fevereiro de 2014 foi 7,8ºC superior à climatologia.


A Proteção Civil do Estado lembra que é importante que a população se proteja das altas temperaturas.

Dicas de cuidados:


  • Fique hidratado;
  • Se puder, evite a exposição solar direta entre as 10h e as 16h;
  • Use roupas leves e leves;
  • Use protetor solar;
  • Use chapéus e óculos escuros;
  • Mantenha os ambientes ventilados;
  • Não deixe crianças, idosos ou animais em veículos estacionados ou em locais sem ventilação;
  • Para qualquer emergência ligue 190/193

+ There are no comments

Add yours