Sict lança observatório com dados sobre inovação, ciência e tecnologia no RS – FAPERGS

Estimated read time 3 min read

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict) lançou, nesta segunda-feira (12/04), o Observatório de Inovação do RS, do qual participa a Fapergs, sendo uma nova ferramenta que concentra dados relevantes para o ecossistema gaúcho. Durante evento na Sala de Recitais da Casa da Ospa, em Porto Alegre, foram apresentados os principais indicadores e conteúdos disponíveis no Observatório.

O Diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, Diego Moraes, explicou que o Observatório vem sendo desenvolvido ao longo do ano e é um produto vivo, a ser continuamente aprimorado com a inclusão de novas informações. “Queremos que todos os envolvidos no ecossistema de inovação conheçam esta ferramenta, para que possam tomar decisões baseadas em dados e compartilhá-los com outras pessoas. Desta forma poderemos garantir maior transparência na acção governativa”, sublinhou.

A página do Observatório é dividida em duas abas: Informações, que descreve os objetivos e fontes de dados, e o Dashboard, que abre a ferramenta de dados criada no Microsoft Power BI. O material do Painel abrange quatro pilares: Indicadores de Inovação (dados sobre recursos humanos, políticas públicas, inovação, impacto, obstáculos e empreendedorismo), Ambientes de Inovação (incubadoras, NITs, parques tecnológicos, TIC, aceleradores e centros de inovação), Indicadores de pesquisa (P&D corporativo , formação e produção científica, áreas de pesquisa e investimentos em pesquisa) e Programas Sict (Inova RS, Techfuturo, Educar para Inovar e Consulta Popular).

O diretor-presidente da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa do RS (Fapergs), Odir Dellagostin, também destacou a importância do Observatório para a transparência da ação governamental. “As pessoas podem ver para onde vão os recursos públicos, por exemplo. Aí temos vários dados sobre os projetos aprovados nos editais da Fapergs: as áreas de atuação, as instituições, as regiões, os valores concedidos. Continuaremos incluindo os dados das empresas, que tem sido outro foco nos últimos anos”, afirmou.



Evento de inovação Sict
Os diretores da Fapergs Odir, Rafael Roesler, Mauro Mastella e Diego Moraes da Sict.

Na ocasião do evento anual Inova RS, estiveram presentes a secretária da Sict, Simone Stülp, o secretário adjunto, Raphael Ayub e os diretores da Fapergs e da Sict.

Acesse aqui o Observatório da Inovação.

Asscom/Sict e Fapergs

+ There are no comments

Add yours