Rio Grande do Sul registra terceira morte por dengue em 2024 – Rádio Guaíba

Estimated read time 2 min read

OU O Centro de Vigilância em Saúde do Estado confirmou a terceira morte por dengue no Rio Grande do Sul neste ano. O óbito é de uma mulher de 71 anos, residente em Santa Rosa, com comorbidades, ocorrido no dia 2. O município de Santa Rosa apresenta incidência de 289,5 casos prováveis ​​de dengue (casos notificados excluindo os descartados por outros motivos) por 100 mil habitantes, circulando atualmente os vírus tipos 1 (DENV1) e 2 (DENV2).

O estado já notificou 6,8 mil casos suspeitos de dengue, dos quais 3,2 mil já foram confirmados. Desse total, 2,9 mil são casos indígenas, ou seja, contratos no território gaúcho. A dengue no Rio Grande do Sul atinge geralmente jovens entre 20 e 29 anos. As mortes são mais comuns entre idosos com 80 anos ou mais.

O Ministério da Saúde já recebeu a primeira remessa da vacina. O Rio Grande do Sul ficou de fora da lista de locais que receberão doses neste momento. Serão 16 estados e o Distrito Federal que terão municípios que atendem todos os requisitos para iniciar a vacinação. As crianças entre os 10 e os 14 anos serão as primeiras beneficiárias da campanha, que terá início este mês. O esquema de vacinação inclui duas doses com intervalo de três meses. É importante que a população procure os serviços de saúde aos primeiros sintomas, para evitar o agravamento da doença e possível evolução para o óbito.

+ There are no comments

Add yours