Onda de calor deve atingir temperaturas em torno de 40ºC no RS durante o Carnaval

A onda de calor já presente no Rio Grande do Sul deve continuar nesta sexta-feira (9) e durante todo o fim de semana, com temperaturas em torno de 40ºC. A marca foi registrada pela primeira vez em 2024 nesta quinta-feira (8), em Quaraí, na divisa oeste do estado. Segundo estações do Instituto Nacional de Meteorologia, os termômetros também registraram 37,7ºC em Uruguaiana; 37,6ºC em Santiago; 37,4ºC em São Borja; 37,3ºC em Alegrete; e 37,1ºC em Campo Bom.

Segundo MetSul Meteorologia, forte calor vai se fortalecer em diversas regiões do RS nesta sexta-feira e no final de semana, à medida que o centro da massa de ar quente que atua sobre o Norte e Nordeste da Argentina avança em direção ao Sul do Brasil. A consequência será um início de Carnaval com altas temperaturas em todas as regiões do estado e excessivamente altas em muitas cidades do Rio Grande do Sul.

O sol deverá aparecer com nuvens, mas são esperadas pancadas de chuva isoladas da tarde para a noite, sobretudo no Centro e Norte. As temperaturas máximas são esperadas novamente em torno de 40ºC na zona oeste e entre 35ºC e 37ºC na Grande Porto Alegre.

As previsões da MetSul indicam que a temperatura ficará em torno de 40ºC no domingo na capital e deverá ultrapassar os 40ºC no fim de semana nos vales e na Grande Porto Alegre. O calor também será forte na Serra, com temperaturas acima dos 35ºC, e no litoral norte. A MetSul Meteorologia também alerta para noites com altas temperaturas, principalmente nas madrugadas de domingo (11) e segunda-feira (12).

+ There are no comments

Add yours