Nova frente fria chegando ao sul do país

Depois de dias predominantemente ensolarados e aguaceiros isolados no Rio Grande do Sul, a aproximação de uma nova frente fria no domingo, 11 de fevereiro, aumentará as pancadas de chuva no estado. E antes que esse sistema chegue, o calor pré-frontal pode até fazer com que Porto Alegre atinja a temperatura recorde do ano, com máxima prevista de 38ºC no domingo. As temperaturas continuam, durante este fim de semana e pelo menos até terça-feira de carnaval (13), cerca de 3-5ºC acima da média do período

O calor aumenta no Centro-Sul do Brasil no Carnaval de 2024 (Arte: Climatempo)

Podemos esperar um dia clássico de verão em grande parte do estado. Os dias começam ensolarados, faz muito calor e aguaceiros chegam no final do dia. O maior volume está concentrado nas áreas da Fronteira Oeste, Campanha e Noroeste do Rio Grande do Sul.

A movimentação desse sistema, durante a segunda-feira (12), avança chuvas em todo o estado. Em Uruguaiana, Bagé e Pelotas, por exemplo, haverá muita nebulosidade, possibilidade de chuva forte pela manhã, alternando com momentos de melhora. Chuvas fortes acompanhadas de descargas elétricas e ventos também são esperadas em Santa Maria e Santa Rosa.

A frente fria, na terça-feira (13), já estará em seu pico no Sudeste, mas apesar disso, as instabilidades persistem e haverá mais nebulosidade sobre o POA e faixa litorânea, com possibilidade de chuva a qualquer momento. hora do dia. Deve haver franjas fortes, mas o calor permanecerá.

Imagem: GettyImages

+ There are no comments

Add yours