Horta Comunitária é uma das ações sociais selecionadas para o South Summit Brasil 2024

Estimated read time 2 min read

Uma das ações sociais estaduais escolhidas para fazer parte do South Summit Brasil 2024 é o Projeto Hortas Comunitárias. A iniciativa é um dos três projetos da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) selecionados para participar do encontro de investidores, empresas e startups que acontecerá em Porto Alegre de 20 a 22 de março.

Representantes do ministério visitaram esta semana o Centro Juvenil de Viamão (CJ), local escolhido para implementar esta iniciativa, para avaliar o início das atividades. A ação é uma parceria entre o Procon RS e o Programa Oportunidades e Direitos (POD).

A preparação do jardim começou no início da semana passada e atualmente está em fase de preparação do canteiro. Todo o processo será realizado por jovens integrantes do CJ sob supervisão do Gerente Ambiental e Coordenador de Prevenção do POD-RS, Éderson Ferreira. Depois disso, os alimentos serão utilizados para consumo próprio de CJ e depois para a família.



Foto em ambiente aberto de terreno com terra empilhada, em lote de terreno.
O jardim está em fase de preparação para canteiros – Foto: Gleison Ló/Ascom SJCDH

“Esta participação deixa-nos muito satisfeitos e motivados para realizar a acção e dar continuidade ao projecto”, afirmou a Vice-Ministra Adjunta dos Direitos Humanos, Inclusão, Igualdade e Fraternidade e líder da acção do SJCDH, Samsara Nyaya. “Queremos atender às necessidades educacionais e de sustentabilidade da comunidade.”

“Essa é uma oportunidade de aprendizado para a geração mais jovem e fico muito feliz em vê-los criando contato com a natureza e o meio ambiente”, disse Ederson. “Assim que a horta estiver pronta, ela será devolvida à família, não só com alimentos, mas também com a aplicação desse aprendizado em sua casa.”

No total foram 42 ações sociais submetidas à Secretaria de Estado, e 12 ações foram selecionadas. Esta iniciativa pretende levar a inovação e o empreendedorismo para além do Cais Mauá, sede do South Summit, e chegar a toda a comunidade.

Cúpula Brasil Sul

O governo do Rio Grande do Sul é um dos organizadores da Cúpula Sul Brasil. Criado há dez anos na Espanha, o evento é sua terceira edição no Brasil, tendo chegado ao país em 2022 por meio de iniciativas e parcerias firmadas pelo Estado.

Texto: Ascom SJCDH
Edição: Felipe Borges/Secom

+ There are no comments

Add yours