Frente fria reduz temperaturas no Sul do Brasil

No final da tarde desta segunda-feira, 12 de fevereiro, já haviam sido sentidas alterações no clima no Rio Grande do Sul devido à chegada de uma nova frente fria. O calor intenso e o avanço da frente fria têm estimulado a formação de nuvens muito pesadas (manchas vermelhas na imagem de satélite).

Nuvens intensas (manchas vermelhas) de frente fria formadas na RM no final da tarde de 24/02/12

(Imagem: GOES 16, cor: Climatempo))

Em Bagé, o aeroporto registrou rajada de 56 km/h às 19h. Em Quaraí choveu 43,2 mm em 3 horas (entre 16h e 19h), segundo o Cemaden. São Borja teve rajada de 79 km/h por volta da meia-noite.

Rajadas de vento fortes, de 70 a 90 km, podem ocorrer nesta terça-feira nos estados da Região Sul. Chuvas se espalharão pelo Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e Paraná pela manhã e à tarde e à noite por toda a Região . Além do vento, a Região Sul terá muitos raios.

Queda de temperatura

A queda da temperatura será enorme! Não podemos falar de frio só porque o ar frio de origem polar entrará no Sul do Brasil, mas a queda da temperatura será nítida e facilmente perceptível pela população. A temperatura volta aos níveis normais e os gaúchos terão uma tarde de terça-feira de Carnaval mais fresca, em comparação aos dias anteriores.

Em Porto Alegre, após cinco dias consecutivos com calor entre 34°C e 36°C, o termômetro deve ficar abaixo de 30°C no restante da semana. A temperatura começará a cair nesta terça-feira no Rio Grande do Sul.

Em Santa Catarina e no Paraná, incluindo as capitais Florianópolis e Curitiba, a terça-feira de carnaval ainda será muito quente, com possibilidade de calor recorde na capital catarinense. A grande queda de temperatura ocorre na quarta-feira, dia 14, nos dois estados e o resto da semana segue com temperaturas próximas do normal para fevereiro.

Calor de 40°C no Sul do Brasil

Segundo Inmet, Simepar e Ciram/Epagri, na tarde desta segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024, foram observadas temperaturas entre 38°C e 40°C nos estados da Região Sul.

Até as 16h o lugar mais quente do Brasil era Quaraí, no sudoeste do Rio Grande do Sul. A temperatura máxima do dia foi de 40,2°C.

Conheça as temperaturas mais altas do Sul do Brasil em 24/02/24, segundo Inmet, Simepar e Ciram/EPagri

40,2°C Quaraí (RS) – recorde do ano

40,1°C Uruguai (RS) – recorde do ano

39,8°C Campo Bom (RS) – recorde do ano

39,4°C Rio Pardo (RS)

39,2°C Baixo Iguaçu (PR)

39,1°C Teutônia (RS)

39,0°C Alegrete (RS)

39,0°C Morretes (PR)

+ There are no comments

Add yours