Férias combinam diversão e sustentabilidade

Para fugir das telas, brincar ao ar livre e respirar ar puro, as atividades de férias em contato com a natureza são uma bela alternativa. Nos estados do interior e nas regiões metropolitanas os programas são diversos e direcionados a todas as idades. E conectar-se com o meio ambiente também é uma oportunidade para aprender mais sobre sustentabilidade e conservação.

Na sexta-feira (26/1), que é o Dia Mundial da Educação Ambiental, esta data lembra e destaca a importância de cuidar da Terra. E para desenvolver hábitos mais relacionados ao meio ambiente, Quinta da EstânciaFazenda referência em Turismo Ecológico, localizada em Viamão, conta com diversos roteiros e projetos voltados ao público.

Desde 1992, o local funciona com foco em experiências educativas, para alunos de todos os níveis, próximas à natureza. O sócio-diretor Rafael Goelzer explica que essa iniciativa se concretiza em projetos práticos que, além de preservar o meio ambiente, também são uma ótima ferramenta de educação ambiental.

As propostas oferecidas incluem uma trilha ecológica acompanhada por biólogos e veterinários, para que os visitantes conheçam mais sobre a fauna e a flora do hospital. E há visitas a criadouros conservacionistas, criados em parceria com o Ibama, a Polícia Federal, a Brigada Ambiental e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura. Nesta área, desde 1996, foram descobertos mais de 8 mil animais silvestres provenientes do comércio de animais de estimação.

Rafael detalhou que o local conta com uma equipe de 60 professores especializados em atividades relacionadas à educação ambiental. Portanto, durante a visita é possível ter uma experiência aprofundada com os animais, proporcionando maior consciência ambiental.

Possui também acessibilidade, uma pracinha adaptada para crianças com deficiência e, desde 2017, o projeto “Trilha para Todos”. Trata-se de uma trilha ecológica com acessibilidade para cadeirantes, para pessoas com baixa mobilidade; e conta com monitoramento em Libra, orientações e audiodescrição. Ligue para agendar uma visita em: (51) 99544-0611 (WhatsApp).

Outras fazendas em Viamão que estão à disposição do público são Oliveiras Resort. Este olival, localizado a 28km da capital, tem atrações gastronómicas, turísticas e recreativas para as crianças.

Na Serra Gaúcha a programação também contempla todas as idades. O Festival Téti, em parceria com a Festa da Uva, realizará um evento especial no sertão de Caxias do Sul, com jogos coloniais, em oito localidades da cidade, realizado nos finais de semana, até o dia 3 de março. E haverá atividades com música, dança e visitas guiadas. As inscrições são gratuitas, as vagas são limitadas e devem ser feitas pelo Instagram (@festivalteti).

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) também realizará atividades recreativas e esportivas nos meses de janeiro e fevereiro. A programação será dividida em duas etapas: de 29 de janeiro a 2 de fevereiro; e de 5 a 9 de fevereiro. A inscrição no Summer Camp envolve pacotes semanais ou diários, destinados à faixa etária dos 6 aos 13 anos. E acontece das 13h às 18h, na UCS Poliesportiva Village, no campus sede (Rua Francisco Getúlio Vargas). A inscrição é presencial, através de formulário pessoal enviado à Vila Poliesportiva.

Em Bento Gonçalves, o Parque Casa na Árvore, localizado no percurso Caminhos de Pedra (rua Joaquim Cantelli, 180), é voltado ao público infantil, mas atrai pessoas de todas as idades. Além das casinhas de madeira espalhadas entre as árvores do parque, outras atrações incluem mini trilha florestal, casinha de brinquedo, jogos interativos, loja de artesanato, brinquedos de madeira e apresentação de mini maquete de carpinteiro. Também há muito espaço para piqueniques e locais para venda de bebidas, salgadinhos, picolés e sorvetes. É permitida a entrada com alimentos. Mais dados no Instagram (@parquecasanaarvore).

A Marist College Network oferece programas para estudantes e também para crianças de outras escolas que estejam interessadas em participar de acampamentos de verão. As atividades aconteceram em Passo Fundo, Porto Alegre, Erechim, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. Confira a programação e atrações previstas em cada Unidade Marista do site.

Atrações típicas da estação

  • Parque Caracolem Canela: Um espaço com gastronomia, mirantes e contato com a natureza.
  • Pisa das Vinhos, em Bento Gonçalves: Com turismo inspirado nos imigrantes italianos, os visitantes podem participar da colheita da uva. Realiza-se durante a época da Vindima (vindima), entre Janeiro e Março.
  • Jardim de Oliveirasem Gramado: Oferece uma seleção de passeios, happy hour com música e gastronomia.
  • Parque Itapemaem Viamão: Chance de se divertir nas piscinas e toboáguas, aproveitando ao máximo os dias de calor.
  • Parque aquáticoem Viamão: Opção com piscina e brinquedos aquáticos.

*Supervisão de Maria José Vasconcelos

+ There are no comments

Add yours