Decreto estadual institui o Centenário Jayme Caetano Braun, homenagem à cultura gaúcha

No dia 8 de Dezembro foi publicado o decreto n.º no Diário Oficial do Estado. 57.354 que estabelece o ano de 2024 como o Centenário de Jayme Caetano Braun, conhecido como “El Payador”. Braun, grande improvisador da poesia popular gaúcha, nasceu em 30 de janeiro de 1924.

Ao longo de sua carreira, Braun produziu inúmeras payadas, poemas e canções, sempre destacando a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de divulgar e promover a imagem, vida, história e contribuições de Braun, o decreto Braun estabelece que as comemorações do seu centenário serão celebradas até ao final de 2024, com eventos e atividades programadas.

As atividades comemorativas estão sob responsabilidade da Comissão Estadual de Festivais de Farroupilhas e serão coordenadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

Essas comemorações têm como objetivo preservar e difundir a memória e a história de Braun, promovendo a cultura e o turismo, além de homenagear sua memória como ícone da cultura gaúcha.

“O ano de 2024 já começa a ser muito representativo para a preservação das nossas tradições, tendo em conta a data de nascimento deste grande poeta. Honrar a memória de Jayme Caetano Braun significa efetivamente ajudar a perpetuar o seu legado. Trata-se de enaltecer os saberes e as práticas dos gaúchos e suas raízes missionárias, tão importantes na constituição da nossa identidade”, avalia a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.

A secretária adjunta de Cultura e presidente da Comissão Estadual de Festas de Farroupilhas, Gabriella Meindrad, destaca que o Decreto N° 57.354 é um marco significativo para a cultura gaúcha. “Ao assinalar o centenário de Jayme Caetano Braun, homenageamos e valorizamos a trajetória deste ícone estadual. As comemorações previstas serão uma oportunidade única para celebrar sua vida e obra, promovendo a preservação e difusão da cultura gaúcha. orgulho e reconhecimento para todos os gaúchos”, destaca Gabriella.

Segundo a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Maria Borba Goulart, ao instituir o centenário de Jayme Caetano Braun, homenageamos e preservamos a memória deste símbolo da cultura popular gaúcha. “Jayme Caetano Braun sempre procurou enaltecer a região missionária do nosso Estado, sendo um dos quatro ramos missionários: Cenair Maicá, Noel Guarany, Jayme Caetano Braun e Pedro Ortaça, cujos versos representam a espontaneidade da alma e da raça de um povo forjado pela coragem”, sublinha Ilva.

Além disso, como parte da valorização da cultura gaúcha e dos Festejos Farroupilhas, foi publicado o Decreto nº em 5 de dezembro de 2023. 57.349 que altera o Decreto nº. 45.816, de 14 de agosto de 2008, que institui os Festejos Farroupilhas no RS. De acordo com o Decreto, os Festejos Farroupilhas serão organizados por uma Comissão Estadual permanente, que terá a função de elaborar o calendário de eventos e o tema específico de cada ano, bem como orientar as Comissões Municipais nas atividades comemorativas. A Comissão Estadual será composta por representantes de diversos órgãos e entidades, incluindo a Secretaria de Cultura, o Gabinete do Governador, a Secretaria de Turismo, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a Fundação Cultural Gaúcha (FCG), entre outros. O Decreto também estabelece que a participação na Comissão Estadual é considerada um serviço significativo prestado ao Estado e não será remunerada.

+ There are no comments

Add yours