‘Chocolatão’: descubra por que o mar no RS fica marrom | Rio Grande do Sul

A cor da água do mar chama atenção no litoral gaúcho

Já é uma marca registrada do verão gaúcho: há momentos em que o mar fica com uma cor acastanhada, lembrando a terra, o que lhe valeu o apelido de “chocolate“. 🍫

🍫 O motivo da cor é a grande quantidade de algasde que gostam os animais que povoam o oceano, mas não tanto o público da praia.

⚠️Devo me preocupar? Embora a coloração tenha levado os turistas a formular várias teorias sobre por que o mar tem esta aparência (e não, não é esgoto), não há riscos para a saúde. É como tomar banho de lama… só que com algas marinhas. Nenhum benefício ou dano.

“[A alga] chamada asteodelópolis. Ela cresce graças à grande quantidade de nutrientes aqui no nosso litoral, à presença de estuários, principalmente a Lagoa dos Patos, e também o Rio da Prata, já que toda essa água que sai do estuário acaba chegando aqui, no litoral do Rio Grande. sulista”,

– afirma o pesquisador do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), Ng Haig They.

Beira-mar ‘Chocolatão’ no litoral norte do RS. — Foto: Reprodução/RBS TV

🦠E, na verdade, é marca registrada do RS: essa alga existe apenas no estado. Ela gosta das condições das águas do litoral gaúcho.

Assim? Por ser mais pesado, forma-se no fundo do mar, mas consegue subir e permanecer acima da espuma formada pelas ondas. Aqui porque, O tom do mar gaúcho é assim: tipo chocolate.

Esta alga tem uma estratégia de vida: Elas possuem uma mucilagem, uma camada de açúcares que fica na superfície e se fixa nas bolhas, estratégia para que as algas permaneçam na superfície para fazer a fotossíntese, como as plantas que temos em casa”, explica Eles.

Existe uma maneira de prever quando o mar estará assim?

“Não temos 100% de certeza de quando isso vai acontecer, mas existe essa correlação com as frentes frias. Elas precisam do movimento da água para chegar à superfície. impacto, não produz toxinas, não causa problemas nesse sentido (à saúde)”, explica Essi.

Tem gente, quando a água está assim, que prefere não entrar.

“Não entro. Acho que não dá uma sensação gostosa de limpeza, o mar fica mais sujo por conta disso. E quanto mais limpo fica, dá mais vontade de entrar”, diz Daniela Teichmann, nutricionista que curtiu o verão no litoral do Rio Grande do Sul.

“Aí não entro… Vou ficar tomando sol na praia”, diz a estudante Bruna dos Santos.

“Somos aqui do Rio Grande do Sul, então nossas praias são assim, vamos aproveitar o aqui e agora com muita alegria!”, diz Lair da Silva, aposentado.

As algas colorem o mar do RS de marrom chocolate. — Foto: Reprodução/RBS TV

+ There are no comments

Add yours