Barbosa tem quatro casos de Dengue; RS registra a terceira morte do ano

Carlos Barbosa – Segundo dados do Centro de Vigilância em Saúde do Estado (Cevs), abertos para consulta, o município tem sete notificações relacionadas à dengue, sendo quatro confirmadas e uma em investigação. Três deles são indígenas, nomeadamente o ocorrido no interior de Carlos Barbosa.

Durante a semana, os agentes da Vigilância Sanitária visitaram pontos considerados estratégicos e aplicaram o chamado “fumacê”. No relatório do CEVS, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, Carlos Barbosa consta como infestado.

Municípios vizinhos

Garibaldi aparece no relatório com seis notificações de dengue neste período. Destes, um caso confirmado, três em investigação e dois descartados. Um dos casos é indígena. Barão não tem documentos, assim como São Pedro da Serra.

Salvador do Sul tem um caso confirmado no período, um descartado e um em investigação.

Terceira morte no estado

O óbito confirmado nesta sexta-feira, 9, é de uma mulher de 71 anos, moradora de Santa Rosa. Com comorbidades, ocorrida no dia 02/02. O município de Santa Rosa apresenta incidência de 289,5 casos prováveis ​​de dengue (casos notificados excluindo os descartados por outros motivos) por 100 mil habitantes, circulando atualmente os vírus tipos 1 (DENV1) e 2 (DENV2).

Este ano já foram registrados 3.193 casos confirmados da doença no Rio Grande do Sul, dos quais 2.874 são indígenas, ou seja, quando a infecção ocorreu dentro do estado, enquanto o restante foi importado (moradores do RS que foram infectados enquanto viajando para outro local).

Em 2023, foram mais de 34 mil casos indígenas. No total, foram 54 mortes por dengue no ano passado.

+ There are no comments

Add yours