A onda de calor não dá trégua e em Porto Alegre são 44ºC

Estimated read time 3 min read

A onda de calor teve o dia mais quente até agora em Porto Alegre, com máximas entre 36ºC e 38ºC na maioria dos bairros e sensação térmica que ultrapassou os 43ºC | FERNANDO OLIVEIRA

O Rio Grande do Sul viveu um sábado escaldante e com calor excessivo. Temperaturas máximas próximas a 40ºC foram registradas em algumas cidades com sensação térmica por umidade em vários municípios do Rio Grande do Sul. Todos os dias de fevereiro até o momento no Rio Grande do Sul registraram temperaturas acima da média e máximas acima de 35ºC.

Segundo dados das estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, neste sábado foram registradas temperaturas máximas de 38,5ºC em Campo Bom; 38,1ºC em Quaraí; 37,4ºC em São Borja e Teutônia; 37,3ºC em Uruguaiana; 37,2ºC em Santa Maria; e 37,1ºC em São Luiz Gonzaga.

Estações automáticas privadas indicaram temperaturas máximas de 39,3ºC em Colinas neste sábado; 38,7ºC em Porto Xavier; 38,6ºC em Poço das Antas; 38,5ºC em Teutônia; 38,4ºC em Parobé; 38,3ºC em São Leopoldo; 38,1ºC em Santa Rosa e Uruguaiana; e 38,0ºC em Porto Vera Cruz.

Em Porto Alegre, a temperatura máxima na estação meteorológica automática do bairro Jardim Botânico foi de 36,7ºC. No local, a temperatura às 15h era de 35,6ºC, mas com umidade relativa de 53%, conferindo um índice de calor (sensação térmica) de 43,5ºC. Nos postos privados da capital, as temperaturas atingiram entre 37ºC e 38ºC à tarde.

A onda de calor não sairá do Rio Grande do Sul neste domingo, segundo a MetSul Meteorologia. O centro da massa de ar quente que cobre o norte da Argentina há dias está agora sobre o sul do Brasil, causando um aumento maior da temperatura.

Neste domingo o sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul, mas a nebulosidade aumenta durante o dia em todas as regiões do estado. Faz muito calor com calor intenso na maioria dos lugares. As temperaturas máximas em diversas cidades voltam a rondar os 35ºC.

Os modelos numéricos indicam que o Noroeste, Grande Porto Alegre e os vales deverão ser as áreas mais quentes do estado neste domingo, com máximas à tarde acima de 35ºC, mas com alguns locais registrando máximas de 38ºC a 40ºC à tarde, após uma manhã que será já está muito quente.

Projeção de temperatura para a tarde deste domingo para o modelo alemão Icon | METSUL

O forte aquecimento associado à onda de calor forma nuvens com maior desenvolvimento vertical que trazem chuvas isoladas de verão, da tarde à noite, em diversas regiões do estado. A instabilidade não vai desaparecer na Grande Porto Alegre. Tenha em atenção que em algumas zonas a chuva pode ser forte e existe o risco de trovoadas, pois a temperatura será muito elevada. Em dias de calor excessivo, como este domingo, aumenta o risco de trovoadas localizadas e até intensas com potenciais danos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Cadastre-se aqui para acessar o canal do aplicativo de mensagens e receber previsões, alertas e informações sobre os mais importantes eventos meteorológicos e climáticos do Brasil e do mundo, com dados e informações exclusivas da nossa equipe de meteorologistas.

+ There are no comments

Add yours