Zoológico do RS tem cuidado especial com animais no verão – Jornal SERRANOSSA

Estimated read time 2 min read

Frutas frescas e água gelada são as opções preferidas dos pets

Foto: Divulgação do Parque Zoológico

Para garantir o bem-estar dos animais, a equipe do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), oferece refrescos e diversas opções de alimentação durante o verão.

Esta semana, enquanto a onça Mimosa brincava de bola na piscina; Kiara, o tamanduá-bandeira, estava tomando um banho refrescante. Um alívio para os dias quentes. Cocha, o urso de óculos, que também tem uma piscina no seu recinto, não pensou duas vezes ao ver um pedaço de melancia flutuando na água: imediatamente mergulhou para pegar a fruta.

“A preferência vai para frutas da estação ricas em água. A melancia é amplamente utilizada. Também oferecemos preparações, como sucos, smoothies e picolés, tanto de frutas quanto de carnes, considerando animais carnívoros. Tudo para tentar amenizar um pouco o calor, principalmente na última semana”, explica a veterinária Caroline Gomes, chefe da Divisão do Parque Zoológico.

Explique que alimentos e objetos lúdicos servem como isca para que os animais possam desfrutar dos ambientes refrescantes aos quais têm acesso. “Muitos recintos também possuem lagos artificiais, ou mesmo chuveiros e sprinklers, como no caso das cobras. Então, para que eles se refresquem nesses ambientes, sempre incentivamos”, afirma Caroline.

Enfatize que a água está sempre limpa e renovada. Existem também espaços sombreados ou com abrigos, que são mais frescos, e alguns também estão equipados com ar condicionado.

O Parque Zoológico abriga cerca de mil animais. Além da onça e dos ursos, o tigre, a jaguatirica e alguns primatas como o chimpanzé, o bugio e o mandril são os que mais exploram as atividades de verão.

“Alguns são mais sensíveis que outros, como aqueles que são muito peludos e vêm de áreas mais frias. Assim como as pessoas devem ter cuidado durante esta época quente, devemos dar especial atenção aos animais, procurando preservar o seu bem-estar nestes períodos mais críticos”, conclui o veterinário.


+ There are no comments

Add yours