Veranistas de Torres recebem orientação em ação do programa Balada Segura

Estimated read time 4 min read

Motoristas que passavam pela Avenida Beira Mar de Torres na tarde desta quinta-feira (2/8) foram abordados em ação educativa do programa Balada Segura. O vice-governador Gabriel Souza participou da iniciativa e orientou motoristas e veranistas locais. A atividade foi coordenada pela equipe do DetranRS e faz parte do programa Operação Verão Total 2023-2024. Gabriel esteve, esta quinta-feira, às Escola Estadual de Educação Básica Marechal Deodoro, também em Torres, e NÃO VIII Fórum Rio Grande do Sul Novos horizontes para o desenvolvimento, em Xangri-lá.

O objetivo da ação foi conscientizar sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e os perigos decorrentes da combinação de álcool e direção, entre outras regras e cuidados de trânsito. “É sempre importante dar esses alertas aos motoristas, principalmente nesta época do ano, quando muitas pessoas passam o feriado de Carnaval nas praias do estado”, observou Gabriel.

Além das orientações, os motoristas também receberam um kit contendo ecobag personalizada do programa Balada Segura e material educativo. “O objetivo é sensibilizar para a necessidade de separar o hábito do consumo de álcool da condução, através da apresentação de orientações e da distribuição de material educativo, como bafômetros portáteis, que tendem a educar cada vez mais pessoas sobre o trânsito”, explicou o diretor-geral adjunto. do DetranRS, Rafael Mennet.

Além do DetranRS, equipes da Polícia Civil e da Brigada Militar também estiveram presentes no local e prestaram atendimento, principalmente às crianças.

escola renovada

Ainda em Torres, o vice-governador visitou a Escola Estadual de Educação Básica Marechal Deodoro, que passou por obras de infraestrutura com emenda parlamentar de R$ 50 mil destinada por Gabriel em 2021, quando ele era deputado estadual. A instituição está sediada em Vila São João.

As melhorias na instituição incluem a reforma dos pisos do auditório e do laboratório de informática, a substituição do toldo do portão de entrada, a instalação de uma rede de proteção no campo esportivo e a substituição dos móveis da cozinha.

“A escola atende cerca de 400 alunos do ensino fundamental e médio, incluindo beneficiários do programa Todo Jovem na Escola. Por isso é de grande importância para a comunidade”, sublinhou o vice-governador.



Vice-governador Gabriel Souza visita escola estadual de educação básica Marechal Deodoro, em Torres
O vice-governador verificou as melhorias realizadas na escola e destacou a importância da instituição para a comunidade: Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Fórum de desenvolvimento

O vice-governador também esteve em Xangri-lá, no VIII Fórum Rio Grande do Sul Novos Horizontes para o Desenvolvimento, organizado pela Rede Pampa na Sociedade dos Amigos do Balneário Atlântida (Saba). Gabriel foi incumbido de abrir debates entre entidades e representantes dos setores produtivos, deputados e municípios.

Na sua intervenção, o deputado sublinhou a importância de preservar a capacidade de investimento. “Não podemos deixar o Estado voltar ao desequilíbrio nas suas contas. Nosso compromisso é manter o rumo para melhorar ainda mais nossos indicadores e condições que nos colocaram em posição competitiva”, afirmou.



Abertura do VIII Fórum RS Novos Horizontes para o Desenvolvimento Fev2024
“Nosso compromisso é continuar no caminho certo para melhorar ainda mais nossos indicadores – disse Gabriel – Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Os números citados por Gabriel referem-se principalmente ao setor de segurança e infraestrutura. Entre esses dados estão a queda nos roubos de veículos, que passaram de 18 mil em 2015 para 3,6 mil em 2023 – queda de 80%; e o Estado alcançando o 1º lugar em eficiência do maquinário público, 2º em inovação, 7º em capital humano e 9º em qualidade rodoviária segundo ranking do Public Leadership Center (CLP).

“São números que também devem nortear discussões como a do Fórum de Desenvolvimento, pois estão vinculados ao esforço público realizado pelo governo do estado e que contribuem para melhorias em todos os setores”, disse Gabriel.

Também estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; da Casa Civil, Artur Lemos; de Inclusão Digital e Apoio a Políticas de Equidade, Lisiane Lemos; de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabricio Peruchin; além do deputado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Rafael Ayub.

Texto: Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Felipe Borges/Secom

+ There are no comments

Add yours