Venenoso e letal: entendendo a presença do escorpião amarelo no verão do RS e como prevenir acidentes | Rio Grande do Sul

O calor aumenta a presença de escorpiões no centro da cidade. — Foto: Pedro Piegas/PMPA

🦂 A presença de escorpiões tem alertado a população de Porto Alegre, principalmente na região centro da cidade. Agentes de fiscalização e controle de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) capturados. 16 escorpiões amarelos na ação realizada na semana passada. Com o aumento das temperaturas, esses animais invertebrados tendem a aumentar a atividade e a proliferação.

No centro histórico, perto do Praça Dom Feliciano registre o maior número de aparições e capturas do escorpião amarelo pela cidade. Segundo funcionários da SMS, esta é a segunda operação noturna do ano realizada no local. Na primeira inspeção de 2024, 20 deles foram capturados.

Segundo o biólogo Fabiano Soares, esse tipo de animal adora viver embaixo de pedras e serapilheira. No ambiente urbano é comum encontrá-los, em “nos furos, nas caixas, nas caixas de junção dos cabos de reação elétrica. Podem ainda estar presentes nos esgotos”.

Além disso, eles Alimentam-se principalmente de baratas.

“Se o número de baratas aumenta, elas passam a comer mais, logo começam a se reproduzir e aí sua população aumenta”, explica.

Agentes da Secretaria Municipal de Saúde capturam 16 escorpiões amarelos no centro de Porto Alegre — Foto: Pedro Piegas/PMPA

Com Temperatura altaos locais onde se refugiam começam a aquecer e estes animais, explica Soares, tendem a sair para se refrescar.

“Dentro dos currais onde moram, normalmente em uma cela de esgoto, a temperatura pode ficar muito alta por causa do sol. À noite, quando saem, procuram um lugar mais fresco. casas e todos os tipos de problemas acontecem”, diz ele.

Presença de escorpiões amarelos em Porto Alegre — Foto: Pedro Piegas/PMPA

🧹 Limpeza é essencial

Os cuidados básicos começam com higiene.

Vale observar se a localização próxima à residência e dentro dela apresenta condições sanitárias básicasauto existem instalações de rede nos esgotos e se há limpeza adequado em áreas externas.

🙅‍♀️ Não interaja ou toque com as mãos

Se você encontrar um escorpião amarelo, Não interaja com ele, pois é um animal prejudicial à saúde..

Evite tocá-lo com as mãos ou pisar nele, como no seu na cauda há um ferrão contendo veneno.

Mesmo se você tiver inseticidas em mãos, não os use! Quando você joga veneno comum no escorpião, ele fica estressado quimicamente.

Por ter um esqueleto externo muito rígido, o veneno do mercado não será eficaz.

Além disso, diz Soares, o O estresse químico pode desencadear um processo reprodutivo nas mulheres processo assexuado denominado partenogênese, por meio do qual um embrião se desenvolve a partir de um óvulo sem a necessidade de fertilização.

🆘 Chame um profissional

Para evitar acidentes, a recomendação é chamar um profissional da Gerência de Saúde ou da Vigilância Sanitáriapois são pessoas qualificadas para lidar com a presença e captura desses animais.

O contato pode ser feito através do serviço 156 (telefone ou APP 156+POA) ou via e-mail. É importante informar o local exato do evento E se houve contato direto com o animal.

🚑Se houver interação ou mordida

Se houver suspeita ou confirmação de um incidente com escorpião, a recomendação é leve a vítima imediatamente ao pronto-socorroporque, em Porto Alegre, é um dos poucos lugares com soro antiescorpiãoinforma a Secretaria Municipal de Saúde.

O escorpião amarelo tem veneno altamente tóxicocapaz de causar a morte da vítima em poucas horas – especialmente crianças, idosos ou pessoas com comorbidades.

A picada é dolorosa, causa dor intensa na área afetada e o veneno se dispersa por todo o corpo.

  • Verifique sapatos, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los;
  • Limpar caixas de gordura e ralos de banheiros e cozinhas;
  • Mantenha camas e berços afastados da parede;
  • Evite deixar os lençóis tocarem no chão;
  • Fechar frestas em paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para escorpiões;
  • Utilizar telas nas aberturas de ralos, pias e tanques;
  • Manter os ambientes livres de entulhos e resíduos;
  • Nas lojas, verifique cuidadosamente o local antes de retirar um produto das prateleiras inferiores e das prateleiras dos supermercados.

Presença de escorpiões amarelos se intensifica no verão — Foto: Pedro Piegas/PMPA

Curiosidades sobre o escorpião amarelo

OU escorpião amarelo (Tityus serrulatus) Pode atingir 7 cm e possui tronco escuro, com cauda amarela, serrilhada na parte dorsal. É considerado o mais venenoso da América do Sulcausando acidentes graves.

A proliferação no Rio Grande do Sul, como explica o biólogo Fabiano Soares, se deve à fácil e rápida adaptação do animal a diferentes ambientes.

“A presença deles no Sul se intensificou desde 2000”, comenta Soares.

Segundo informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o corpo dos escorpiões é semelhante ao das aranhas, com uma diferença: o abdômen é dividido em duas partes, pré-abdômen e pós-abdômen. No pós-abdômen, a glândula que produz o veneno é encontradaque o animal injeta na vítima com um aguilhão.

Além disso, a biologia dos escorpiões amarelos tem uma particularidade: Não há machos entre as espécies.

COMO as mulheres vivem em média quatro anos e se reproduzem através do processo chamado partenogênese. A reprodução ocorre, em média, duas vezes por ano, dando origem a 20 filhotes por vez, chegando a 160 filhotes durante a vida.

Escorpião amarelo encontrado no centro de Porto Alegre — Foto: Pedro Piegas/PMPA

+ There are no comments

Add yours