Rio Grande do Sul deverá sofrer trovoadas a partir deste domingo

A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul deve causar chuvas e trovoadas no estado a partir deste domingo (11). A precipitação, que vinha ocorrendo de forma localizada, vai aumentar hoje, segunda (12) e terça (13).

De acordo com Metsul Meteorologia”,Espera-se aumento de instabilidade no estado devido ao aumento da umidade e ação de frente fria“. Neste domingo, da tarde à noite, “O calor gera novas áreas de instabilidade isolada com aguaceiros localizados e risco de trovoadas isoladas. As regiões com A maior probabilidade dessa precipitação esparsamente distribuída é encontrada no oeste, noroeste, centro e sul do Rio Grande do Sul”.

Na segunda-feirao avanço de uma frente fria leva maior chance de chuva e em maior número de localidades nas regiões oeste e sul do estado, próximas à fronteira com o Uruguai. Nas demais regiões do estado as chuvas são mais localizadas.

Na terça-feiraa precipitação será mais generalizada, localmente intensa a intensa e com risco de algumas trovoadas. Será o dia mais chuvoso no estado em várias semanas. Não podem ser descartadas condições climáticas isoladas e violentas com risco de rajadas de vento, sublinha Metsul.

A atmosfera muito quente e a alta temperatura aumentam o risco de trovoadas localizadas, especialmente chuvas fortes e vento. Metsul alerta, no entanto, que esta não é uma situação semelhante à de 16 de janeiro, que registou fortes vendavais em muitas cidades do interior e na capital. Desta vez os eventos tendem a ser mais pontuais.

Fonte: Correio do Povo

+ There are no comments

Add yours