Prefeitura de Viamão e Sicredi assinam acordo para criação da primeira cooperativa escolar da cidade – Rádio Guaíba

Estimated read time 2 min read

Esta iniciativa envolverá alunos do 6.º ao 9.º ano

Foto: Sicredi/Divulgação

O prefeito de Viamão, Nilton Magalhães, assinou esta semana um convênio para implantar a primeira Cooperativa Escolar da cidade com alunos da rede pública. Este programa, que é uma iniciativa do Sicredi e em colaboração com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação, será implementado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristiano Vieira da Silva com alunos de 11 a 15 anos. Eles se reunirão depois das aulas para se voluntariarem para participar de oficinas e treinamentos focados em modelos e práticas cooperativas e no incentivo ao empreendedorismo. O objetivo é expandir as oportunidades de aprendizagem e desenvolver o caráter da geração mais jovem, do 6º ao 9º ano.

A solenidade aconteceu na prefeitura e contou também com a presença do presidente do Sicredi União Metropolitana RS, Ronaldo Sielichow, da secretária de Educação de Viamão, Márcia Culau, do diretor das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Cristiano Vieira da Silva, Marilaine Quintanilha, da Assessores para o Desenvolvimento do Cooperativismo Cristina Martinenco, gerente de agência da Sicredi Viamão Centro, Marcos Gonçalves e gerente de serviços da agência Sicredi Águas Claras, Leonardo de Oliveira.

Segundo a assessora de Cooperativismo, Cristina Martinenco, o próximo passo é apresentar o programa aos dirigentes escolares, professores, alunos e comunidade. “No retorno às aulas será feita uma apresentação aos pais dos alunos e posteriormente a abertura das inscrições será discutida e acordada com o professor supervisor.”

Para Ronaldo Sielichow, o relacionamento colaborativo e próximo com os diversos níveis da sociedade para desenvolver e melhorar a qualidade de vida nas áreas onde a Cooperativa atua se reflete em iniciativas como esta. “A educação tem um papel transformador no mundo e o Sicredi, desde a sua criação, tem valorizado muito os esforços para incentivar a aprendizagem contínua para todas as pessoas. Estamos fazendo todos os esforços para que pelo menos todas as cidades tenham uma Cooperativa Escolar.”

+ There are no comments

Add yours