Prefeitura de Porto Alegre e empresa Viamão assinam contrato para privatização da Carris – RDCTV

Estimated read time 2 min read

Prefeitura de Porto Alegre e empresa Viamão assinam nesta terça-feira contrato para privatização da Carris | Foto: Alex Rocha/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre e a Empresa de Transporte Público de Viamão assinaram nesta terça-feira (23) contrato de compra e venda e concessão de 30 linhas da Companhia Carris Porto-Alegrense.

Com a privatização, a Carris passa a ser de gestão privada, mas continuará a ser fiscalizada e regulada pelos órgãos responsáveis: a Secretaria Municipal da Mobilidade Urbana e a Empresa Pública de Transportes e Circulação.

Inicialmente, haverá um período de transição entre o governo e os novos administradores, com auxílio do Executivo, por um período de 90 dias. Também será formada uma comissão formada por técnicos e gestores da prefeitura, que auxiliará no funcionamento do serviço. Não há alterações de itinerário planejadas para os passageiros.

Para o presidente da Câmara Sebastião Melo, “a privatização da Carris é um processo fundamental para o futuro dos transportes públicos”, visando modernizar e qualificar o sistema. O autarca disse ainda que esta medida melhoraria o serviço aos utentes sem aumentar os custos suportados pelos residentes que utilizam o transporte público.

Segundo a empresa que fez a aquisição, está previsto um investimento de cerca de R$ 60 milhões neste primeiro ano para aquisição de 62 novos ônibus, todos climatizados.

+ There are no comments

Add yours