Jovem RN aprovado para curso de medicina no RS relembra luta

Gabriel foi aprovado em medicina e economizou dinheiro para ir para a UFRGS / Foto: reprodução

De origem humilde, oriundo de escola pública e após uma jornada de seis anos em busca de um sonho, o jovem Gabriel Cledson da Silva, 27 anos, natural de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, foi admitido no curso de medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na jornada em direção ao seu sonho, ele criou uma arrecadação online que chamou a atenção a ponto de arrecadar doações de R$ 60 mil. Sua história também comoveu o governo do estado, que se comprometeu a fornecer as passagens aéreas necessárias.

Gabriel, que já participou da coluna Soletrando do programa Caldeirão, da Rede Globo, manifestou desde cedo o sonho de seguir a carreira de médico. Para atingir esse objetivo foi preciso muito estudo, disciplina e tenacidade. “Foi um processo muito longo, não foi fácil, foram necessários seis anos para experimentar o medicamento”, disse.

Sua inspiração para seguir a medicina veio no ensino fundamental, quando observava o trabalho dos médicos durante as visitas à Unidade Básica de Saúde (UBS) com sua mãe.

Gabriel iniciou sua jornada rumo à aprovação no curso de medicina em 2018, enfrentando a dificuldade de conciliar trabalho e estudos. Porém, após ser aprovado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), será necessário mudar de status para iniciar o curso.

Para cobrir as despesas necessárias, Gabriel criou uma vaquinha virtual, cujo link está disponível em seu perfil do Instagram (@gabriel_skyller) ou pelo botão Pix 84 9 8629-5863. Ela teve que deixar o emprego em fevereiro do ano passado para se dedicar integralmente aos estudos, enfrentando desafios como a distância entre o trabalho e o preparatório para o ENEM.

Além da vaquinha online, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte se solidarizou com a causa de Gabriel e anunciou que fornecerá as passagens aéreas necessárias para sua transferência. Agora Gabriel está apenas aguardando a universidade definir as datas para iniciar essa nova fase de sua vida.

Participação na comissão de ortografia

Gabriel participou duas vezes do programa Soletrando, da Rede Globo, apresentado por Luciano Huck, em 2011 e 2012. Em 2012, representando o RN, o apresentador perguntou qual profissão ele gostaria de exercer, e Gabriel respondeu: “Eu queria fazer médico, mas agora quero ser ator”, provocando risadas na sala. Nas redes sociais, o jovem relembra esse momento em uma postagem no Instagram e resolveu aproveitar para divulgar sua arrecadação virtual: “a carreira de ator não deu certo, mas o remédio está chegando”.

Segundo o estudante, participar do concurso de ortografia foi sua primeira conquista no estado. “A primeira vitória aqui no RN. Fomos conhecer a Globo, eu, minha mãe e a professora da escola. Depois ficamos lá na Barra do Tijuca, num hotel maravilhoso, totalmente diferente da minha realidade. Mas a experiência foi muito linda, conhecer o Luciano e poder sonhar, né?”, disse.

+ There are no comments

Add yours