Fortes chuvas provocam alagamentos no Rio Grande do Sul

Vale do Taquari, Bom Jesus, Jaquirana, Porto Alegre, Gramado e Bento Gonçalves foram algumas das regiões afetadas

Neste sábado (18 de novembro de 2023) fortes chuvas causaram alagamentos e danos em regiões do Rio Grande do Sul. Devido ao transbordamento dos rios, foram registradas inundações no Vale do Taquari, Bom Jesus e Jaquirana. Outras áreas afetadas foram a região metropolitana de Porto Alegre, Gramado e Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Assista (4 minutos e 5 segundos):

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), alertou neste sábado (18) a população do Vale do Taquari, afirmando que há uma “forte possibilidade de subida muito rápida do rio Taquari nas próximas horas”.

Em postagem no X (antigo Twitter), Leite lembrou que a região foi atingida por enchentes em setembro. “É muito importante que todos saibam que esse risco é real. Precisamos que essas pessoas que vivem nessas áreas afetadas em setembro deixem suas casas e se encontrem em locais seguros”.esses.

A Proteção Civil do Rio Grande do Sul também emitiu alerta de enchente para o rio Uruguai, que atravessa a fronteira noroeste e oeste do estado do Rio Grande do Sul.

Chuvas e alagamentos também foram registrados em Santa Catarina na sexta (17 de novembro) e neste sábado (18 de novembro). A cidade teve sua segunda maior enchente depois que o rio Itajaí-Açu transbordou.

Imagens aceleradas de uma câmera de segurança mostram o avanço da água na Rua Fernando Silva, no bairro Canoas, em Rio do Sul, Vale do Itajaí.

No vídeo é possível observar que em cerca de 24 horas a estrada foi ocupada e a água atingiu os primeiros andares das casas do local. Segundo o município, 50% das ruas ficaram alagadas com água.

Relógio (46 anos):

+ There are no comments

Add yours