Começa o processo de licenciamento anual da frota gaúcha – DetranRS

Estimated read time 8 min read

Com o anúncio feito hoje (20) por Secretaria da Fazenda do Estado em a antecipação Fazer IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores)O processo de licenciamento de 2024 começa. Já disponível para pagamento os outros elementos que truque sobre a licençaApagamento anual: imposto, penalidades e multas vencidasS. Todas as obrigações podem ser cumpridas informando o prato e o Renavam na rede bancária (Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Loterias da Caixa, Sim, acredite em mim E Sicoob), OU gerando o código de pagamento pOU foto.

Detran RS alerta que o novo documento de registro de veículo (CRLV) será gerado nos canais digitais somente após o final do ano, em janeiro de 2024. Não há definição federal sobre a obrigatoriedade do seguro DPVAT para o próximo ano, portanto não há previsão de valor de cobrança por enquanto.

Calendário anual de licenciamento do DetranRS não coincidir com o calendário do IPVA (corrigido por Autoele faz). OU IPVA chegaem abril para todos os veículos, Mas as datas máximas para pagamento de outros As cobranças variam de acordo com o valor final da matrícula. OU o período de licença se estende até 30/06/2024 para extremidades de placa 1, 2, 3, 4 e 5; e até 31/07/20204 para extremidades de placa 6, 7, 8, 9 e 0.

Verifique as informações em antecipação do IPVA 2024 divulgado pela Secretaria da Fazenda do Estado:

O pagamento do imposto pode ser feito em solução única ou parcelado, e o cidadão pode aproveitar diversas vantagens e pagar o IPVA 2024 com descontos antecipados, dos Programas Bom Motorista e Bom Cidadão, e também do Alteração UPF/RS (se pago até 28/12/2023).

Pagamento antecipado até 28/12/2023

Pagando antecipadamente no mês de dezembro (em parcela única) e somando todos os descontos máximos disponíveis, é possível obter uma redução de 28,06% no valor total do IPVA, já que os descontos são cumulativos.

Desconto também para pagamentos nos meses de janeiro, fevereiro e março

Outra opção para pagar o IPVA 2024 é pagar em conta única com desconto em janeiro, fevereiro ou março. O proprietário do veículo que pagar o IPVA até 31 de janeiro terá desconto de 6%. Se pagar até 29 de fevereiro a redução é de 3%. Se pagar até 28 de março o desconto é de 1%. Nestes casos os valores já estarão atualizados de acordo com a variação do UPF.

Além dos descontos antecipados, os proprietários também podem usufruir dos benefícios Bom Motorista (conforme multas) e Bom Cidadão (conforme CPF constante nas notas fiscais). Caso tenham direito a todos os benefícios, os contribuintes acumularão descontos máximos de 24,80% (janeiro), 22,40% (fevereiro) e 20,80% (março).

Descontos máximos de IPVA dez23

Cupom de desconto para motoristas

Descontos para bons motoristas (motoristas sem multas) são mantidos como nos anos anteriores e variam em três faixas dependendo do período sem infrações de trânsito cometidas. Para quem não teve nenhuma infração no período entre 1º de novembro de 2020 e 31 de outubro de 2023 (três anos), a redução será de 15%.

Quem não recebeu multa após 1º de novembro de 2021 (dois anos) recebe desconto de 10% e, após 1º de novembro de 2022 (um ano), tem direito ao benefício de 5%.

Desconto Bom Cidadão (NFG)

A redução do valor do IPVA do Bom Cidadão decorre da participação do contribuinte (pessoa física) no Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e da solicitação de nota fiscal com CPF no ato da compra. A vantagem tExistem também três faixas de desconto:

  • 5% para quem tiver 150 notas ou mais;
  • 3% para aqueles com pontuação entre 100 e 149;
  • 1% para contribuintes que possuam de 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados.

Descontos para bons motoristas e bons cidadãos

IPVA 2024 pode ser parcelado em 6x

A medida, implementada em 2022, além dos descontos antecipados, ajuda o contribuinte a planejar o pagamento do imposto de forma mais diferida, liquidando o IPVA de janeiro a junho.

Para parcelar, o pagamento deve começar em janeiro. Por exemplo, se o proprietário decidir parcelar o imposto em fevereiro, não será mais possível e terá que parcelar em parcela única. Os contribuintes que optarem por pagar seus impostos via pix precisarão gerar um novo código de pagamento a cada mês.

O parcelamento não tem juros, mas o contribuinte deverá pagar a primeira parcela até 31 de janeiro de 2024 e ter Cuidado para não perder o prazo do parcelamento, que deve ser pago mês a mês, até junho. As parcelas com vencimento em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 6%, 3% e 1% respectivamente.

O calendário de pagamento do IPVA vai até abril, quando expiram as matrículas

Quem não optar pelo pagamento antecipado ou parcelado terá que pagar o imposto até o prazo de matrícula, que termina em abril, conforme determina a legislação estadual. O prazo em 2024 segue a seguinte ordem:

Expira com base no final do cartão

Como pagar

Basta informar o código Renavam e a matrícula do veículo nos bancos parceiros ou gerar o código por pix. Consulte preços na Central de Atendimento do DetranRS ou no site Junto com o IPVA você também pode pagar a taxa de licenciamento e multas vencidas.

Onde pagar

Na rede bancária parceira:

  • Banrisul (também para correntistas que não sejam caixa, correspondentes bancários e Banriponto)
  • Sim, acredite em mim (mesmo para correntistas não correntes)
  • Sicoob (mesmo para correntistas não correntes)
  • Loterias Caixa (também para não correntistas nos pontos de venda lotéricos)
  • Banco do Brasil (não correntistas www.bb.com.br/cidadao, autoatendimento Whastapp/TAA/Mobile/Internet, correspondentes bancários)
  • Bradesco (somente para correntistas – canais de autoatendimento)

Pagamento por foto

Para usar esse recurso basta fazer login em Central de Atendimento DetranRS, site ipva.rs.gov.br ou aplicativo IPVA/RS e gerar o código de pagamento. No caso de parcelamento é necessário gerar um por mês.

A opção pix está disponível em mais de 760 instituições. O contribuinte é obrigado a respeitar o horário de funcionamento da instituição financeira escolhida, nos seus diversos canais de atendimento, para não perder os prazos de pagamento.

Cuidado com golpes de pagamento de IPVA

Fique atento a endereços falsos e golpes na Internet. Acesse apenas o domínio oficial da Receita do Estado: https://www.sefaz.rs.gov.br/apps/ipva. Lembrando que o governo do estado não envia links ou boletos de IPVA e que os verdadeiros sites do governo e de geração do código para pagamentos pix estão localizados no domínio rs.gov.br.

E sobretudo, antes de efetuar o pagamento, verifique se os dados do destinatário estão corretos. O Beneficiário do Pagamento do IPVA será sempre:

  • CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
  • Instituição: Banco do Estado do RS SA
  • Endereço: AV MAUA, 1155 – CENTRO HISTÓRICO – PORTO ALEGRE – RS – 90030080

Descubra mais

Quem paga o IPVA? Todos os proprietários de veículos fabricados a partir de 2005, excluindo os isentos por lei.

Taxas de IPVA no RS:

  • 3% – carros e caminhões
  • 1% – aluguel de caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e vans.

Frota estadual total 2023: 7.587.889

Frota pagadora de IPVA: 52,8%

Frota livre de IPVA: 47,2%

Perguntas e dúvidas

Para auxiliar os contribuintes, o Tesouro disponibiliza um site tributário específico: www.ipva.rs.gov.br. Você pode consultar todos os dados relacionados ao veículo, como multas, valores a pagar e pendências.

Além do site, é possível baixar o aplicativo fiscal (IPVA ​​RS) para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na App Store e no Google Play. No site do DetranRS também é possível consultar débitos e gerar o código para pagamento via pix.

Para dúvidas sobre matrículas, habilitações e multas de trânsito de veículos, você deve entrar em contato diretamente com o Detran e o CRVA. Outras dúvidas poderão ser esclarecidas através do canal.”Perguntas frequentes“ou de”Taxa fiscal virtual”, uma ferramenta online disponível no site da Agência Fiscal.

A Receita Federal e o DetranRS utilizam a mesma base de dados para cadastrar os cidadãos que desejam receber informações fiscais por e-mail e celular. Para se inscrever basta fazer login em Site do DetranRS, cadastre-se na Central de Atendimento e autorize o envio de mensagens via e-mail e SMS. O cadastro de e-mail também pode ser feito nos sites da IPVA Bem, sim Receita do estado.

Informações: Ascom Sefaz/Receita Estadual

+ There are no comments

Add yours