A borboleta com a inscrição ’88’ nas asas é encontrada em Dois Irmãos; saiba mais sobre a espécie | Rio Grande do Sul

Borboleta da espécie Diaethria clymena tem um padrão curioso nas asas — Foto: Arquivo pessoal

🦋 Parece falso, mas não é: um borboleta com o número 88 nas asas foi encontrado por um casal em sua casa em Dois Irmãos, região metropolitana de Porto Alegre. O inseto pertence à espécie Limiares diátricos, conhecido precisamente como “borboleta 88”e é comum em áreas de Mata Atlântica, como esta região do Rio Grande do Sul.

A borboleta foi encontrada por Rosilei Cavalheiro na porta de sua casa, já morta. Ela diz que ficou surpresa com o desenho das asas do animal:

“Nunca vi uma borboleta assim, é muito elegante, perfeita. Parece que alguém desenhou 88 nas asas. É lindo!”

O biólogo Aluízio Verdinho explica que essa espécie ocupa, além das regiões de Mata Atlântica, também as áreas de Cerrado. Como a ação humana reduziu essas áreas, a borboleta também pode aparecer em regiões urbanas próximas a esses biomas. Esta espécie é mais ativa durante o dia e tende a preferir os períodos mais quentes. E o desenho nas asas é uma forma de defesa 🙅‍♀️:

“Essa camuflagem é chamada de ‘mimetismo’, que é quando a espécie presa se assemelha a uma espécie venenosa ou a um predador. O padrão de suas asas é uma camuflagem, lembra um animal ou um predador. Normalmente essas ‘pinturas’ lembram os olhos de um If sendo um possível predador, pode surgir a dúvida se é ou não a presa”, explica.

Apesar de relativamente desconhecida, segundo o biólogo esta espécie não corre risco de extinção e nem pode ser considerada rara. Segundo ele, esta borboleta faz envergadura média de 6 cm, portanto pode ser considerada uma espécie pequena. Geralmente chega de avião lugares abertos E bem iluminado.

+ There are no comments

Add yours